quarta-feira, dezembro 1

Boletim 29-11 FPPM

Forum Paulista Permanente de Música
FUNARTE - Al Nothman 1058 sempre às 20h00.
BOLETIM 29/11/04



I - Relatos sobre encontro de representantes do Rio e SP, com acessores do Minc

Nossas propostas e preocupações foram explicadas ao Minc representado por Juca Ferreira (Secretário Executivo) e Angela Andrade (Secretaria de Políticas Públicas), enfatizando o fato de que a Música é um Patrimônio imaterial e não pode ser vista unicamente como mercadoria. Falou-se na representatividade e aglutinação da classe artístico-musical. O Rio preocupa-se com os nomes a serem indicados para as Câmaras e SP pensa que o principal ponto seja aglutinar os músicos do Brasil para encontrar aspirações comuns e com isso, a representatividade e a estratégias necessárias para a formatação das Câmaras (50%, eixos temáticos em subcâmaras, visão da cultura como um todo. O Minc defendeu a proposta de organizar os Fóruns do Brasil: "Especialmente por estarem sendo fomentados pelo Governo, os Foruns são legítimos representantes da classe" segundo palavras do próprio Juca Ferreira e de Angela Andrade.

O Minc ainda não tem os nomes das entidades que participarão da câmara setorial de música e, através da Senhora Angela Andrade, firmou pacto com os representantes dos Fóruns Paulista e Carioca de que nenhuma proposta será definida até o "Encontro de Foruns" de dezembro.

Nesta semana, o lançamento das Câmaras Setoriais em Maceió, Campo Grande e BH terão representantes de SP, do Rio e do Minc.


II. No site do Minc há um documento com o seguinte título: "Democracia Cultural " que trata dos Foruns lançados recentemente e cita a Câmara Setorial da Música.


III. O Encontro Nacional de Fóruns de Música acontecerá dia 21 de dezembro, na FUNARTE com 20 a 30 pessoas representando os Fóruns Estaduais. O Show proposto ao Sesc foi adiado para o começo de 2005 . O formato deste encontro nacional será uma das pautas da próxima reunião e no decorrer desta semana a Comissão que o organiza estará debatendo as idéias para então apresentá-las no dia 06/12.

Para divulgação no interior dos estados foi sugerido lista de discussão, oficinas de música em universidades e site.

IV. FSM - Fórum Social Mundial

A discussão para o fechamento do documento do FSM terá continuidade virtual no decorrer da semana. Os GTs devem fornecer subsídios para os participantes que representarão nosso Fórum no FSM. É necessário divulgarmos o melhor possível nossa participação para que nossos debates lá tenham repercussão.

Deste Forum sairão várias formulações mundiais. Reconhecimento da música como linguagem de inclusão social. Este é o momento de divulgarmos o que se passa.


V. Site para o FPPM

Optou-se pelo domínio próprio e formou-se equipe para a construção e manutenção do site. Ele conterá divulgação de boletins, eventos, comunicados e documentos. Comportará participação e informes de outros foruns, cadastramento, artigos ou debates de idéias sobre música e links. Na sua formulação tratará das Sub Câmaras Temáticas - documentos e formulações dos Grupos de Trabalho - e do Forum Social Mundial


VI. Inclusão na lista de discussão

Os foristas solicitaram um "passo a passo" para entrar na lista de discussão do FPPM.


VII. Léa Freire foi eleita tesoureira


VIII. Luis Felipe Gama passou a integrar a Coordenação do FPPM


IX. Elegeu-se as coordenarias para os Grupos de Trabalhos.


X. Pautas para a próxima Reunião:

Discutir o Formato do Encontro Nacional de Fóruns de Música

Criar Secretariado



Compareça ao Fórum Paulista Permanente de Música

FUNARTE - Al Nothman 1058 - sempre às segundas às 20h00.