quinta-feira, fevereiro 10

Manifesto de Curitiba fevereiro /2005

MANIFESTO DE CURITIBA

Por uma consciência de classe.


Feito o levantamento dos principais problemas com que se debate a
classe dos músicos no Paraná e no Brasil, está marcado para o dia 10
de fevereiro, na Biblioteca Pública do Paraná, uma Assembléia
estadual destinada a apurar, antes de mais, a expressão do
descontentamento e da vontade de lutar por melhores condições e,
depois, as linhas de atuação mais eficazes com a criação do Fórum de
Musica do Paraná, visando o processo de implementação da câmara
setorial de música.

O Fórum de Musica do Paraná, contando com a presença de
Glorinha Cunha representando o Fórum de Musica de São Paulo,
reforçou a NECESSIDADE DA AMPLA MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS MÚSICOS
COMO ÚNICA FORMA DE GARANTIR CONQUISTAS EM CARÁTER NACIONAL. Esta
mobilização tem a finalidade de difundir e democratizar as decisões
que dizem respeito a todos os músicos do país, das mais variadas
tendências, formações, vocações e atuações reiterando o
texto/manifesto do Fórum Social Mundial.

Tendo como base, portanto, os princípios da
democratização, da livre expressão política e artística, bem como da
efetiva mobilização da categoria, encaminhamos as seguintes
propostas para o Encontro Nacional de Música:

1) Que seja realizado na cidade de Belo Horizonte (MG),
considerando a facilidade de acesso a todos os recantos do país bem
como a rotatividade dos locais de discussão, evitando a
centralização das discussões.

2) Que seja o mais aberto e representativo dos fóruns
organizados e de suas bases de sustentação. Propõe-se que cada fórum
organizado disponha de no mínimo dois delegados, com direito de voz
e voto, podendo designar mais delegados, também com direito de voz e
voto, de acordo com a proporcionalidade de músicos presentes nas
Assembléias Gerais convocadas para esta finalidade. Sugerimos o
caráter aberto do encontro a todos os interessados que atuariam na
categoria de participantes com direito a voz, mas sem direito a voto.

3) Que a vídeoconferência do dia 23/02/2005, contenha como foco
prioritário de sua pauta a definição da proporcionalidade de
delegados. Entendemos que, para que o Encontro Nacional tenha
representatividade efetiva, exista o pressuposto da mobilização da
categoria para a escolha dos delegados e o caráter de base do
movimento, e não apenas contando com a presença das coordenações
locais.

4) Que o auxílio do Ministério da Cultura (Minc) seja
contabilizado em espécie, num sistema de cotas por fórum, a fim de
que cada fórum organizado tenha autonomia para realizar seu
deslocamento e alojamento, da forma que entender mais vantajosa.

5) Pela criação imediata do Fórum Nacional de Música, a fim de
mobilizar a categoria e fomentar estratégias de organização e
representação de classe. Este fórum ocorrerá virtualmente em rede
com o endereço forumdamusicadoparana@brasilcultura.com.br e será
aberto a todos os participantes de fóruns do país.

6) Pelo encaminhamento nacional da proposta da Rede de TV da
Música Brasileira – aprovada no eixo Comunicação do Fórum Social
Mundial, encaminhada pelo Gt de mídia e tecnologia de São Paulo.


Apresentado, em reunião no Sated, por alguns dos membros da comissão
organizadora, que emana de varias reuniões de música ocorrida
durante o ano de 2004, o Fórum será estruturado a partir de dois
temas genéricos: «Política de Cultura na Área da Musica»
e «Organizações representativas dos músicos com estratégias para a
sua Manifestação».

O primeiro abrange questões que se prendem com a situação econômica
e social do músico, as suas fontes estruturais de rendimento, a
educação e a formação, a mobilidade dos músicos no espaço paranaense
e brasileiro e a defesa da tradição musical paranaense; o segundo
prevê a discussão sobre as associações profissionais de músicos e
outras organizações existentes, Ecad, distribuição e divulgação, a
reconstituição da classe, o trabalho conjunto com entidades
congêneres de diferentes áreas artísticas, o desenvolvimento de um
lobby poderoso e aspectos financeiros relativos à atividades das
organizações.

Deste projeto, que envolve personalidades ligadas a todos os setores
da música (Waltel Branco, Sergio Albach, Ronald Magalhães, Gauco
Souter, Osvaldo Rios, Lídio Roberto, Raymundo Rolim, Eliane Bastos,
Álvaro Colaço, Manoel Neto, Cremildes Ferreira Bahr, André Alves
Wlodarczyk, Rafael Gustavo, Cláudio Ribeiro, Marcio Santos, Ivo
Meyer, Gerson Bientines, Ulisses Galleto, Ivan Graciano, Osvaldo
Aranha, Rogério Gulim, Daniel Faria, Bernardo Pellegrini, Suzi
Monteserrat, João Bello, Rubens Rolim, Gogó de Ouro, Nilo Santos,
João Gilberto Tatara, Elisabet Serafim, Marilene Millarch, Maria
Amélia, Daniela Gramani, Cassiano Cordoni, Vadeco, Gabriel Teixeira,
Fabrício, Roberto de Mello( Abramos), Frederico Lemos (UBC), Marcos
Vinício, Marcelo Miguel (UBE), entre outros ), resultará, na
criação de uma estrutura estadual, na qual marcariam presença
entidades como a Associação de Compositores do Paraná, Fórum de
Entidades de Cultura e o Fórum Permanente de Cultura do Paraná, cujo
apoio à causa foi nesta reunião reiterado pelos próprios
coordenadores, Raymundo Rolim, Eliane Berger e Cláudio Ribeiro,
respectivamente. Alem do Museu da Imagem e do Som, Rádio Brasil
Cultura, Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, Sindicato dos
Músicos do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Associação de
Produtores Independentes da Música, Ong. Situação, Umbigo Casa de
Cultura e Centro de Pesquisa de Musica Paranaense e a Biblioteca
Pública do Paraná.

Combater a desorganização do tecido musical paranaense e brasileiro,
de forma a que os profissionais que o integram sejam vistos como tal
e se consciencializem de que têm direitos a reivindicar e merecem
estruturas de apoio capazes de marcar posição junto do poder
político, é o objetivo mobilizador do Fórum de Musica do Paraná.

Curitiba